segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A história do Cine São Paulo

Neste último dia do mês de janeiro de 2011, que completa 20 anos que sta. Adélia esta sem seu saudoso cinema, eu coloco aqui, em forma de gratidão a essas pessoas, um pouco da história do referido cinema.
O texto foi tirado do livro de autoria da querida Samira Bedran, a qual eu agradeço pelo livro e apoio!

SANTA ADÉLIA, em 1.915, era simplesmente um distrito, mas tinha homens idealistas, progressistas e pensavam que a cidade comportaria um cinema.
Dito e feito. Organizaram uma comissão e começaram a trabalhar por esse cinema. Eis alguns desses organizadores: Cel. Relíquias de Souza Guimarães, Joaquim Cotrim, Calixto Bedran, Afonso José de Souza, Francisco Fenerich, Eduardo Bedran, além de outros.

Foi no dia 1º de Maio de 1.915, que inauguraram o primeiro cinema com o nome de Bijou-Salão, sob a direção do Sr. JOÃO MIGUEL ATAB; dois anos depois, em 1.917, a Direção passou para o Senhores JOÃO ACCORSI e ANGELO BIDÓIA.

Em 1.921, tornou-se proprietário do cinema o Senhor CESAR BEDRAN, com o nome de PERY-CINEMA, proprietário que fora durante décadas.

Posteriormente a propriedade e direção passou a ser do Senhor NICANOR VICTOR STOCCO, com o nome de CINE-SÃO PAULO, que por mais de trinta anos proporcionou diversão, lazer e cultura ao povo de Santa Adélia.

Depois do Sr. VITOR STOCCO, passou o CINE-SÃO PAULO, a pertencer ao Sr. José Carlos Angélico, morador de Fernando Prestes.

Com o aparecimento do videocassete, o Cine-São Paulo, foi perdendo seu público, ocasionando assim o seu fechamento.

EXTRAÍDO DO LIVRO: SANTA ADÉLIA - CIDADE HOSPITALEIRA (1993) - DA AUTORA E PESQUISADORA SAMIRA BEDRAN

domingo, 16 de janeiro de 2011

20 anos sem cinema

Neste mês de janeiro de 2011 completam exatos 20 anos, que o município de Santa Adélia esta sem seu cinema, o saudoso cine São Paulo! Uma triste constatação, afinal de contas, foram duas décadas que a população santa-adeliense ficou sem acesso a nenhum tipo de cultura - não estou considerando os eventos esporádicos -, foi uma geração inteira de jovens sem-tela! Não me impressionam os comentários que recebo quase que diariamente, por parte da maioria dos jovens, com espanto e curiosidades sobre a informação de que ali naquele prédio já foi o cinema da cidade! Historia de nosso município que não faz parte do aprendizado de nossas crianças... “Uma Sociedade Que Não Conhece Seu Passado, Não Tem Perspectiva De Futuro”. Tomem como exemplo o município de Cajuru – SP, que tem um dos melhores índices de educação do estado, graças ao cinema que a prefeitura implantou na cidade, e, que ajuda no desenvolvimento dos alunos do ensino publico. Espero que não tenhamos que esperar mais 20 anos para ter nosso cinema de volta! Fazemos valer nosso direito de cidadão, cinema de volta JÁ!