Cinema é magia, diversão, cultura, saudosismo e romantismo. Pena que há muitos anos a sala de projeção, o cinema foi desativado em Santa Adélia, deixando aberta uma lacuna e privando a comunidade de uma das mais atraentes alternativa de lazer e entretenimento.
Que saudades do telão, da pipoca, dos namoros e namoricos embalados pelas sessões especiais, enfim, que saudades do cinema, que infelizmente só sobreviveu em 8% dos municípios brasileiros.
Reativar as salas já é um sonho possível, graças aos projetos, em andamento, do MinC e ANCINE, que assim, atende reivindicação legítima da população e dos Prefeitos dos municípios paulistas que ainda não possuem cinema.
Durante a II Pré-Conferência Setorial do Audiovisual, realizada em Brasília, no final do mês de fevereiro, foram aprovadas 5, das mais de 160 propostas, divididas em cinco eixos temáticos. Que serão apresentadas durante a II CNC (Conferencia Nacional de Cultura), a ser realizada durante este mês, também em Brasília.
Das 5 propostas aprovadas, eu destaco aqui, a que mais me chamou a atenção: Proposta: PCAC46 Eixo: IV
Criar programa de recuperação e reestruturação de antigos cinemas de rua e apoio à implantação de novas salas de rua, que funcionem como cinemas a preços populares.
Espero que com estas propostas de incentivo a espaços culturais, como cinema, por exemplo, Santa Adélia consiga sair da estatística assustadora, 92% dos municípios não possuem salas de cinema!
Um comentário:
A proposta foi aprovada, agora o difícil é sair do papel...
Acho que toda cidade merece ter um cinema, então, santa adélia tb.
Eu li outro dia que a reforma do cinema de Barretos será retomada. Só não sei se eles~estão falando a verdade...
Postar um comentário