Ultimamente devido às inúmeras dificuldades encontradas no caminho, com relação ao projeto, estive refletindo um pouco sobre os números da desigualdade em Santa Adélia, e cheguei a uma conclusão assustadora, confiram:
Santa Adélia em números.
População estimada, 15 mil habitantes.
Centro Cultural = 0/15000
Teatro = 0/15000
Cinema = 0/15000
Biblioteca = 1/15000
Farmácia = 6/2500
Bares = 25/600
Impressionante!!! São aproximadamente 25 bares, no mínimo, que chegam a uma proporção de 1 para cada grupo de 600 habitantes! Farmácia também é outro mal necessário, uma para cada grupo de 2500 pessoas – acredito que se tivéssemos mais lazer e entretenimento teríamos menos farmácias. Agora, quanto a cinema, teatro e centro cultural é uma vergonha, não há um sequer! Biblioteca, uma que esta alojada em um espaço improvisado e irregular, lamentável.
Espero que com esses números possamos refletir melhor a situação cultural em nossas cidades e, assim cobrar das autoridades uma solução imediata, já que recursos existem!
2 comentários:
bacana seu texto! Realmente o Brasil não tem política cultural. Se existe está concentrada nas grandes capitais e para aqueles com renda econômica mais elevada. Aqui em São Paulo, os cinemas se concentram em bairros centrais e a maioria da população que mora na periferia não tem acesso a tais salas. Engraçado também o número de bares e farmácias em Santa Adélia. O lazer do brasileiro é realmente a cervejinha.... mais nada.... e um rivotril pra dormir a noite.....
parabéns peo texto
Obrigado Antonio!
Mas a realidade é bem dura... Os numeros foram extimativas, não estou mais lá, portanto, não tenho como afirmar, o minimo eu tenho certeza que são aqueles! Eles criam programas para combater o consumo de drogas, porém, as fontes permanecem! Com a cultura ninguem se preocupa... Da no que dá! Abraços
Postar um comentário