quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resumo de Junho

Conforme publicado aqui no Blog há um mês atrás, a novidade realmente espreitou o referido mês! No dia 1º de junho, logo nas primeiras horas da manha, recebo a ligação da assessoria do Senador Romeu Tuma (PTB-SP), que tinha tomado conhecimento do projeto de restauração, através de um contato meu com a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, a ligação transmitia a noticia de que o Senador estava disposto a colaborar com o projeto, porém as questões políticas são mais complicadas do que eu imaginava... E com isso a população é quem perde! Infelizmente.

No dia 23 de junho, o Governo Federal, finalmente, lançou o programa de expansão do parque exibidor brasileiro,
Cinema Perto de Você, uma parceria entre a Agencia Nacional do Cinema (Ancine), Ministério da Cultura e Ministério da Fazenda, que propõe abrir 600 salas nos próximos quatro (4) anos. Porém a iniciativa inédita é apenas para cidades acima de 100 mil habitantes! O projeto que compõem o programa, Cinema da Cidade, é para municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, que não possuem salas de cinema, ou seja, Santa Adélia fica de fora... Eles falam com a boca cheia que nos anos 70, o Brasil tinha 3.300 salas, 80% delas estavam em cidades do interior!
Agora eu pergunto: em quais cidades do interior? Somente nas grandes? Nas com mais de 20 mil habitantes ou 100mil? Não! Em todas elas, mesmo naquelas com menos de 8 mil também havia salas de cinema! Por que agora não há programa para tal? Ninguém responde...

... E no ultimo dia do mês, hoje, recebo a ligação do IPHAN-SP.