domingo, 16 de janeiro de 2011

20 anos sem cinema

Neste mês de janeiro de 2011 completam exatos 20 anos, que o município de Santa Adélia esta sem seu cinema, o saudoso cine São Paulo! Uma triste constatação, afinal de contas, foram duas décadas que a população santa-adeliense ficou sem acesso a nenhum tipo de cultura - não estou considerando os eventos esporádicos -, foi uma geração inteira de jovens sem-tela! Não me impressionam os comentários que recebo quase que diariamente, por parte da maioria dos jovens, com espanto e curiosidades sobre a informação de que ali naquele prédio já foi o cinema da cidade! Historia de nosso município que não faz parte do aprendizado de nossas crianças... “Uma Sociedade Que Não Conhece Seu Passado, Não Tem Perspectiva De Futuro”. Tomem como exemplo o município de Cajuru – SP, que tem um dos melhores índices de educação do estado, graças ao cinema que a prefeitura implantou na cidade, e, que ajuda no desenvolvimento dos alunos do ensino publico. Espero que não tenhamos que esperar mais 20 anos para ter nosso cinema de volta! Fazemos valer nosso direito de cidadão, cinema de volta JÁ!

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, concordo plenamente que Santa Adélia precisa de um cinema. Cansei de ir para Catanduva para ter algum acesso à Cultura. Tomara que para isso não seja necessário "retomar" o antigo prédio onde hoje funciona uma academia de Karatê, retomada do cinema sim, mas em um novo prédio. Total apoio à ideia. Se precisarem de abaixo assinado conte conosco. Abraços.

Cine São Paulo disse...

Oi, anônimo. Boa tarde! Muito obrigado pelo seu comentário e apoio oferecido. Certamente que será necessário a sua ajuda e de toda a população santa-adeliense, assim como da região, que seria beneficiada com a volta do cinema. Santa Adélia precisa não só de cinema, mas de outras formas de cultura em geral, porém, me limito a fazer minha parte dentro daquilo que sei e gosto! Com relação ao espaço físico, eu terei que discordar de sua opinião, com todo respeito é lógico, afinal de contas, não existe na região central local apropriado para tal empreendimento e aquele prédio é um patrimônio histórico e arquitetônico de nossa cidade! Sua construção data do ano de 1915, e sempre foi cinema, exceto quando fechou em janeiro de 1991, de lá para cá foi de tudo um pouco, até boate de strip, lembra disso? Mas respeito seu ponto de vista, ele é valido. Um abraço e muito obrigado pela visita e comentário.

Anônimo disse...

Se colocar cinema aquele prédio cai.

Cine São Paulo disse...

Garanto que a estrutura daquele prédio é mais firme do que muitos outros mais recentes! Sem contar que seria feito uma grande reforma para recuperar sua platéia e cabine de projeção, que infelizmente foi aterrada e derrubada! Tenha certeza de uma coisa, aquele espaço ficará irreconhecível.

Anônimo disse...

ficará mesmo, sob escombros... na academia reformada chove e tem vazamentos, com o cinema será pior. Sou a favor de um espaço novo e moderno que Santa Adélia merece.

Cine São Paulo disse...

Caro amigo, anônimo. Respeito sua opinião e agradeço seus comentários, muito obrigado. Gostaria que mais pessoas participassem dessa nossa conversa e deixassem, também, seus pontos de vista. São muito válido. Com relação a um espaço novo, ele sem duvida seria um excelente novo espaço de lazer e cultura, mesmo sobre protesto de que não seria o local ideal! Moderno também, por que seriam usados o que há de mais moderno em equipamentos de áudio e projeção, assim como, mobiliário e decoração! No que diz respeito aos vazamentos, foi o que eu disse anteriormente, será feito uma reforma total no prédio, com acompanhamento de engenheiros e arquitetos profissionais, ligados ao orgão do governo do estado, Condephaat. Ambos especializados nesse ramo. Sei que poderíamos ter um prédio novo, acontece que na região do centro não há possibilidades... Sem contar o valor histórico e cultural daquele referido cinema. Já são quase 100 anos de vida e muitas historias que fazem parte da memoria do coletivo! Pense nisso. Um abraço e obrigado pelo apoio e disposição.